hacked by kcaher

   

 
    usuário
    senha:
    nível
 
   
   
   

 

Programa de Conservação Auditiva

A exposição continuada a níveis elevados de ruído, induz à Perda Auditiva Induzida pelo Ruído ( PAIR) , que é uma diminuição gradual da acuidade auditiva. A PAIR é sempre neurossensorial, é irreversível e quase sempre similar bilateralmente. O portador da PAIR pode apresentar intolerância a sons intensos, zumbidos além de ter comprometida a inteligilibidade da fala o que dificulta o processo de comunicação. Não deverá ter progressão da PAIR uma vez cessada a exposição ao ruído intenso.
 
Sabemos que o ruído tem efeitos extra auditivos que podem afetar vários órgãos e sistemas do organismo, levando o indivíduo a apresentar inúmeras patologias, comprometendo o estado geral da pessoa, tornando-a um doente.

Através de implementação do PCA - Programa de Conservação Auditiva a Empresa obterá resultados imediatos tais como: maior valorização do trabalhador; redução de riscos com acidentes de trabalho; tornar ambientes de trabalho mais salubres evitando doenças ocupacionais e resultados a médio e longo prazo como: aumento da produtividade; redução de horas com afastamentos por alterações da saúde decorrentes do trabalho.  

Fases de Implementação PCA

Instalar um PCA proporciona benefícios primários e secundários. O primeiro resulta em evitar que o funcionário adquira perda auditiva induzida pelo ruído. Está claramente estabelecido que exposição habitual a níveis de ruído acima de 85 dB causarão significativa perda auditiva em mais de 30% da população exposta. Há suspeitas de que este nível de ruído, para algumas pessoas, já possa ser lesivo à 80 dB ou mesmo a 75 dB.

Estudos realizados para detectar o benefício extra-auricular do PCR indicam que menos acidentes de trabalho e menos problemas médicos ocorrem, assim como menor ausência do trabalho e mais produtividade.

 Fases de um PCA


I - EDUCAÇÃO
Formas de educação: depende do tamanho da empresa e de seus processos de produção: - encontro um a um durante o exame periódico
-formação de pequenos grupos
-encontros regulares de segurança
-cartazes, filmes, palestras

 II - LEVANTAMENTO DAS ÁREAS DE RUÍDO
·       as atividades em si realizadas pela empresa, não produzem ruído. A exposição ocorre dependendo do local em que os serviços são realizados, valendo-se de avaliações existentes – ruído geral do ambiente.
 
III - MEDIDAS DE ENGENHARIA E/OU ADMINISTRATIVAS

Administrativas:
- não comprar equipamentos que aumentem o ruído ou procurar os que podem reduzi-lo
- não submeter os funcionários a doses diárias de ruído superior ao tolerável permitido,  

Engenharia:
- efetuar a proteção coletiva contra o ruído, atuando na fonte e no meio.
  
IV - PROTEÇÃO AUDITIVA INDIVIDUAL

<< volta

 


 

 
SEGMED Engenharia de Segurança e Medicina doTrabalho Ltda • CNPJ 00680163/0001-62
Rua Marechal Deodoro, 1164 subsolo • 89700-000 • CONCÓRDIA-SC fone/fax: (49) 3442-1700
segmed@segmed.med.br www.segmed.med.br Por: Design Virtual - Sistemas Web

hacked by kcaher